Liderança não é um título, é uma conquista baseada em ações
QUINTA LIÇÃO DA SÉRIE – 10 LIÇÕES QUE TODO GESTOR DE ACADEMIA DEVE CONHECER
Ser Líder
A identidade profissional de um líder deve estar baseada nas competências voltadas ao relacionar, pensar, sentir, avaliar, desenvolver e inspirar as pessoas. O bom líder não é remunerado pelo seu conhecimento ou pelo que ele faz, mas sim pelo que ele faz as pessoas fazerem.
Peter Drucker defende que um líder preparado deve saber responder as seguintes questões:
QUAL É A NOSSA MISSÃO?
QUEM É O NOSSO CLIENTE?
O QUE VALORIZA O NOSSO CLIENTE?
QUAIS SÃO OS NOSSOS RESULTADOS?
QUAL É O NOSSO PLANO?
Nas academias há um verdadeiro “apagão” de lideranças que em parte se deve ao fenômeno do personal trainer que atrai os talentos e empreendedores natos para formarem suas próprias empresas, com faturamento digno e recompensas imediatas no melhor estilo geração Y.
Em outras, uma mesma pessoa acumula diferentes posições e funções, como por exemplo o dono, que coordena e dá aula desempenhado o papel do acionista (planejamento e atuação estratégica), do coordenador (planejamento e atuação tática) e do professor (planejamento e atuação operacional).
Mesmo que isto aconteça todas as esferas estarão representadas e deverão ser pensadas como se fossem atores distintos, pois se caso houver oportunidade de crescimento, quanto mais houver definição dos papeis, mais rápida será a evolução.
No cotidiano das academias não se dá a devida atenção aos gestores ou coordenadores, que por mais boa vontade que tenham para acertar, sem o devido preparo acabam gerando alta rotatividade de pessoas. Essa consequência acarreta prejuízos por conta dos altos custos envolvidos na substituição dos postos de trabalho, com recrutamento, seleção, contratação, integração. Sem falar do quesito qualidade do serviço e relacionamento com a equipe e alunos, que podem ser fortemente impactados em função da substituição.
Normalmente estas lideranças são chamadas de coordenadores ou gerentes técnicos, mas independente do nome, da função ou descrição do cargo, quando são competentes, eles mantêm as pessoas em sua equipe, tomam decisões, mostram caminhos e propõem soluções. Acabam transformando e inspirando pessoas que alcançam e comemoram resultados.
Quando incompetentes são complacentes, procrastinadores, manipulam pessoas e resultados em benefício próprio. Afastam pessoas competentes, ameaçam e subjugam com medo de perder seus lugares. São o inverso do que precisamos na gestão participativa, se apegam a hierarquia e usam a arrogância do cargo para “comandar”, mas com isso vão no caminho inverso do necessário, paralisando a equipe e criando um clima negativo e improdutivo.
A analogia de um bom líder é a mesma de um bom maestro que faz uma orquestra inteira tocar de forma harmônica sem ter que tocar nem um único instrumento.
Ele ensina, afina os instrumentos, dá o tom, o compasso, o andamento, orienta, motiva, tira as melhores notas de cada músico e o conjunto é o resultado são aplausos e pedidos de bis!
O resultado mais devastador de uma liderança ruim é a perda de talentos.
Em um levantamento conduzido pelo Hay Group em 2010 as prioridades para as áreas de recursos humanos das empresas eram:
1) atração e retenção de talentos
2) revisão da estratégia de remuneração
3) desenvolvimento da liderança
Em 2011, a atração e retenção de talentos continuavam como a prioridade número 1, mas remuneração perdeu o lugar para o desenvolvimento da liderança e a gestão estratégica de desempenho.
A redistribuição das prioridades está intimamente ligada à retenção, demonstra a preocupação dos departamentos de recursos humanos com esse assunto que proporcionará às empresas alcançarem seus objetivos estratégicos de negócios.
Entretanto, apesar da grande preocupação, o mesmo estudo indica que 84% das empresas não possuem políticas estruturadas de retenção de profissionais. A maior parte das organizações ainda faz uma gestão da retenção sem regras pré-estabelecidas, desenvolvem ações esporádicas, caso a caso com inúmeras falhas na comunicação das regras.
Sobre a importância da comunicação, Peter Drucker ressalta que:
Além disso Idalberto Chiavenato afirma que: “para operar de forma eficaz o sistema de uma empresa deve ter equilíbrio entre suas entradas e suas saídas. A rotatividade de pessoas é o fenômeno que indica o nível de intercâmbio destes recursos na organização e, portanto, possuem capacidade para influenciar nos processos e nos resultados da organização”.
Como coordenador…um ótimo professor
Existe um fenômeno que ocorre nas academias em que ótimos professores são transformados em coordenadores técnicos e acabam tendo um desempenho medíocre.
7 MOTIVOS QUE NÃO DEVEM SER USADOS PARA A PROMOÇÃO DE UM PROFESSOR EM COORDENADOR
- Por que o dono da academia quer reconhecer o profissional
- Por que o dono da academia quer utilizar a imagem de sucesso para os demais professores
- Por que ele é amado pelos alunos
- Por que ele pediu e o dono não queria perdê-lo como professor
- Por que ele está a muito tempo na academia e conhece todos os professores
- Por que ele é proativo e tem a confiança do dono
- Por que ele é/era o personal trainer do dono
8 RAZÕES PARA ESTA AÇÃO FRACASSAR
- Porque as competências que fazem um bom professor não são as mesmas que fazem um bom lider e podem ser até antagônicas
- Porque oferecer uma nova função sem a devida preparação coloca a imagem do professor em risco, e se não der certo, dificilmente ele retornará a função de professor e a academia ficará sem uma importante referencia para o aluno
- Porque tempo de casa não significa competência para função
- Porque ter a confiança dos donos não significa ter a confiança da equipe
- Porque ser personal trainer do dono não o qualifica para outra função
- Porque promoção não é a única ferramenta de reconhecimento
- Porque obter sucesso em uma função requer competências diferentes para outras
- Porque o “cliente” do coordenador é a sua equipe e não apenas o cliente da academia
QUAL O GRANDE DESAFIO PARA RESOLVER ESSA QUESTÃO?
A graduação de Educação Física não prepara para gerenciar. Além de não preparar, ainda é necessário lidar com a dualidade de ser professor da academia, coordenador e muitas vezes personal trainer, para complementar a renda.
Entre as principais responsabilidades de um coordenador está a de desenvolver a equipe, porém como? Quem me preparou para eu preparar alguém? Sem preparo a paixão some e ficamos só com a frustação e o estresse da função!
Na gestão o coordenador é responsável pela parte tática. É como se ele fosse o técnico de uma equipe de futebol, vôlei ou basquete, por exemplo. É ele quem define como a equipe vai atuar, quanto mais talentos tem o time mais importante a forma como a equipe joga, pois a expectativa aumenta. A união de talentos individuais e uma boa preparação é o segredo para times e equipes vencedoras.
6 CARACTERÍSTICAS PARA SER UM BOM LÍDER
- Aplicar a escuta ativa
- Fazer perguntas que geram reflexão
- Não julgar
- Encorajar o liderado a descobrir soluções ao invés de impô-las
- Abrir a possibilidade da pessoa conseguir o máximo de resultados com menor esforço
- Ajudar a pessoa a enxergar como os resultados fizeram a diferença
RESPONSABILIDADES DA FUNÇÃO DE COORDENADOR
- Gerenciar a grade de aulas e serviços
- Recrutar, selecionar, integrar, capacitar e orientar a equipe
- Avaliar a entrega dos serviços aos alunos
- Promover a grade de aulas e realizar eventos
- Alinhar os serviços com as interfaces (vendas , manutenção, marketing, etc.)
- Manter o time de vendas atualizado e envolvido com a equipe tecnica
- Criar, coletar, alimentar e avaliar indicadores
- Crira planos de ação para influenciar os indicadores na direção certa
- Distribuir serviços para os dias de maior fluxo (2a e 3ª normalmente)
- Criar estratégias para trazer alunos nos dias de menor fluxo (5a e 6ª normalmente)
- Acompanhar, avaliar e dimensionar a equipe x fluxo de alunos
- Definir metas e estratégias para atingir os resultados planejados
- Atender alunos com excelência
- Administrar folha e centros de custo dos departamentos
- Gerenciar o calendário de eventos
- Interagir com o marketing captação de talentos e alunos
- Manejar o fluxo de alunos para otimizar os recursos
MEU PERSONAL, MEU NEGÓCIO!
Sabemos que em academias menores ou studios de personal, o próprio dono faz o papel gerente/professor, o que não é uma tarefa fácil, porém para empreender, esta é uma etapa que auxilia na viabilidade do negócio. Considere repassar as etapas abaixo para obter um melhor desempenho.
- Conhecendo o negócio e o cliente – realize um plano de negócios
- Conhecendo o mercado – escolha um pocionamento e/ou niicho
- Conhecendo ameaças e oportunidades reais – realize uma analise SWOT
- Explore tendências para se diferenciar
- Invista em clientes sedentários – 60% dos clientes estão no sofá
- Garanta a entrega do que foi vendido
- Escolha estratégias que caibam no bolso
- Definina objetivos de gestão claros e mensuráveis
- Atribua responsabilidades – delegue o que for possivel
- Ofereça orientação e desenvolvimento para as pessoas que compoem o time
AUTOCONHECIMENTO COMO UM PRÉ REQUISITO PARA A LIDERANÇA
A reflexão, autoavaliação e conscientização são um processo individual e interno que propicia o espaço para a mudança.
Conhecer, gerenciar e desenvolver a si próprio, permite a busca pelo equilíbrio que será necessário para poder ter energias extra para “emprestar” para a equipe quando for necessário.
O autoconhecimento permite a associação com pessoas e perfis que complementem as fraquezas individuais e amplia sua força como líder, sem preocupação com a autoria o líder terá valor através do que a equipe realizar.
O QUE É AUTOCONHECIMENTO
- Refere-se ao quanto nos conhecemos,
- Permite saber como agimos ou reagimos às diversas situações de vida
- Exibe nossas limitações e potencialidades
- É um processo de tomada de consciência das características individuais
- Significa gerenciamento de si mesmo
- Pressupõe o confronto entre a auto percepção e o feedback da percepção dos demais
- Permite gerenciar os próprios valores e forças
- Conhece peças-chave para o gerenciamento da carreira e da vida do indivíduo, autoconsciência e autoconhecimento
- Clareia os rumos e obtém o compromisso das pessoas
- Define metas de alto desempenho contando com os talentos complementares
- Transforma metas em desafios motivadores e garantem a sua entrega
- Conecta-se com o mundo exterior e cria um ambiente interno propício à inovação
A liderança é uma competência comportamental, que só pode ser desenvolvida por meio da prática e está relacionada a um interesse genuíno por pessoas.